terça-feira, 12 de janeiro de 2010

ANTÔNIA FRANCISCA DE JESUS ALVES DE CASTRO COELHO


ANTÔNIA FRANCISCA DE JESUS ALVES DE CASTRO COELHO.
No verso do original de sua foto vê-se a seguinte dedicatória:

“A seo prezado afilhado Ursino de Souza Meira Júnior ofereço o meu retrato, em sinal de verdadeira amizade que lhe consagro”.

Sua madrinha amiga.
Antônia Francisca Tanajura. Vila Velha, 22 de Maio de 1891.

RESUMO DA PARTE QUE ABORDA A PERSONAGEM INSERTA NO CLÃ DOS TANAJURAS - ANTÔNIA FRANCISCA DE JESUS ALVES DE CASTRO COELHO. Em pesquisa realizada por Valter Guimarães Meira
Nascida aos 15 dias do mês de fevereiro de 1843, no lugar denominado como “Coqueiros”, pertencente ao município de Livramento do Brumado[1], região sudoeste do Estado da Bahia.
Quando solteira, residindo juntamente com seus pais e demais irmãos, noticia-se que Antônia Francisca apresentara-se adoentada e, pelo que se sabe com uma infecção na garganta, necessitando, portanto, de atendimento médico, o que exigiu que seu pai MIGUEL ALVES COELHO, diligenciasse no sentido de lhe ser oferecido os indispensáveis cuidados médicos.
Face à inexistência de facultativos, na cidade de Vila Velha ou Livramento, considerando a necessidade da presença ali em sua casa na região rural para atender e medicar sua filha Antônia Francisca fez com que Miguel, por não dispor de alternativa e, em razão da doença apresentada pela filha, fora obrigado a utilizar o recurso de outrora, chamar o médico, radicado na vizinha cidade de Minas de Rio de Contas, de nome JOSÉ DE AQUINO TANAJURA, cidades estas que se distanciam, aproximadamente, 02 (duas) léguas uma da outra.
Saliente-se, que naquela época, não havia propriamente uma estrada ligando as duas cidades, sendo que Minas de Rio de Contas encontra-se no topo da Serra e Livramento do Brumado, na baixada ou no vale, salientando que numa pequena distância, uma da outra, há grande diferença de altitude a ser considerada, pois, Livramento encontra-se a uma altitude de 500 metros e Rio de Contas em torno de 1200.
A fim de atender ao chamado comparece à casa dos “Coqueiros” o médico José de Aquino Tanajura que após examinar a paciente, medicou-a.
Nesse encontro e nos que sucederam, entre médico e paciente, nasceu uma simpatia, no que resultou desta forma no costumeiro namoro e, com o decurso do tempo, como soe sempre acontecer, atraídos um pelo outro, redundou em noivado e sintomaticamente, este em casamento, tudo isto sob a aprovação e com as bênçãos dos pais dela.

Far-se-á uma apresentação sucinta do personagem, José de Aquino Tanajura Dr. Tanajura (pai) desde pequena parte ainda como estudante de Medicina em Salvador e sua mudança já graduado para o interior do Estado, fixação na cidade de Rio de Contas, o conhecimento e seu casamento, surgimento da prole e relato dos dois principais aspectos de sua vida, médica e política, até o momento de seu falecimento.
[1] CASTRO, Samuel Cândido de Oliveira. Ob.cit, p.247, relata que ANTÔNIA FRANCISCA, nascera na cidade do Salvador-Ba, ainda que entendemos haver pequeno engano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a participação